A posse da compreensão do conteúdo teórico apreendido sobre problemas, hipóteses, variáveis, relação de variáveis e planos de prova é importante e este conteúdo toma corpo por meio de uma série de técnicas que representam a execução da pesquisa científica.
Dentro do quadro metodológico que está sendo adotado desde o início desta série é possível indicar quatro conjuntos de técnicas que são úteis ao método científico.
O primeiro desde conjunto é a utilização de documentação indireta que se constitui por material não produzido pelo pesquisador.
A utilização da documentação indireta se faz por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental.
Bibliografia são os escritos, feitos por outros pesquisadores, sobre determinado tema, que podem ser encontrados em livros, artigos científicos, textos de blog, vídeos ou áudios de Internet.
Os documentos são as fontes primárias a partir das quais se elabora um trabalho intelectivo. Como exemplo, podem ser indicadas as leis, os decretos, os atos normativos em geral, as fotografias, os mapas, entre outros.
Passando para o segundo conjunto se enxerga a documentação direta, que representa o material coletado e/ou produzido pelo pesquisador. Ela se procede por meio da pesquisa de laboratório ou da pesquisa de campo.
A pesquisa de campo é aquela na qual o pesquisador se lança à coleta dados, pessoalmente, como por exemplo, quando vai fazer entrevistas.
A pesquisa de laboratório se concretiza pela ação do pesquisador, em busca de dados, geralmente, em ambiente controlado ou sujeito à algum tipo de controle.
Os outros dois conjuntos de técnicas parecem desdobramento do conjunto anterior, sendo, a primeira delas, a observação direta intensiva, constituída pela observação direta e pela entrevista.
Na observação direta o pesquisador utiliza as capacidades sensoriais para apreender o fenômeno. São utilizadas a audição, a visão, o tato e quantas mais forem necessárias para que o pesquisador desenvolva as percepções necessárias ao aumento de conhecimento sobre o fenômeno estudado.
Na entrevista, o pesquisador, diretamente, formula perguntas, abertas ou fechadas, ao entrevistado. As perguntas são feitas por meio de um formulário, que pode ser estruturado com perguntas definidas previamente, ou pode ser uma entrevista não estruturada, na qual o evento corre como um diálogo.
Por final, o último conjunto, é o da observação direta extensiva, realizada por meio de questionário enviado pelo pesquisador ao pesquisado, que o responde sem a presença do cientista.
O envio do questionário geralmente acompanha uma exposição de motivos que explica a importância e necessidade da pesquisa.
Aqui se conclui esta introdução à Metodologia Científica, que teve como objetivo despertar o interesse sobre o tema e a busca de outras fontes.
Até a próxima.